A síndrome de Burnout, que também é chamada de síndrome do esgotamento profissional, trata-se de um sério distúrbio emocional que provoca estresse, exaustão severa e esgotamento físico. Tais sintomas surgem em decorrência do contínuo desgaste físico e mental em trabalhos competitivos os quais solicitam muita responsabilidade.
Há pouco tempo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a síndrome de Burnout como doença crônica. Dito isso, vale ter atenção ao quadro sintomático e buscar soluções certeiras para tratar o problema, ainda mais nesses tempos de isolamento social em razão da Covid-19, quando os trabalhos estão sendo realizados em casa e os problemas de saúde mental estão mais frequentes em todo o mundo.
Sim, hoje as pessoas estão mais preocupadas, ansiosas e, de certa forma, desnorteadas por causa de uma ocorrência de saúde inédita nessa geração. Sem dúvidas, as consequências da Covid-19 agravam problemas de esgotamento.
Principais sintomas da Síndrome de Burnout
Aí estão os sintomas mais frequentes em quem sofre da síndrome. Caso você observe alguns desses, não deixe de consultar o médico:
- Fadiga
- Sentimento de insegurança e angustia frequentes
- Sensação de derrota
- Insônia
- Pressão alta
- Cansaço físico e mental
Dicas para evitar a Síndrome de Burnout
Listamos algumas práticas simples que irão afastar o esgotamento profissional da sua vida. Veja só.
- Não ignore os sinais da mente e do corpo de que algo pode estar errado. É normal ficar cansado depois de um dia de trabalho, mas quando existe o acúmulo de sintomas mencionados acima ao longo de vários dias, os indícios de problemas mais sérios já estão presentes.
- Não leve os trabalhos para casa. Reserve momentos do seu dia para o descanso e atividades de lazer. Assista a filmes e séries, saia com os amigos para conversar sobre assuntos leves.
- Pratique atividades físicas com regularidade.
- Procure dormir ao menos 7 horas por noite. Há pequenas práticas que ajudam na manutenção do sono saudável. Três dicas: não tomar bebidas com cafeína pela noite, não ingerir alimentos pesados no jantar e ter hábitos relaxantes nas horas que antecedem o sono.
- Mantenha-se afastado de pessoas negativas e que reclamam com frequência do trabalho.
E aí, gostou das recomendações? Fique atento aos sintomas da síndrome de Burnout e inclua hábitos saudáveis na sua vida, certo?