Os custos invisíveis afetam negativamente o fluxo de caixa de inúmeras empresas. Igualmente conhecidos como “gastos invisíveis”, eles estão presentes em basicamente todos os tipos de negócios.
Para uma empresa não deixar de lucrar e não ter o fluxo de caixa impactado negativamente é fundamental contabilizar todas as despesas, ou seja, impedir a existência desses custos ocultos.
Por que os custos invisíveis merecem tanta atenção?
Em diferentes seguimentos empresariais e em áreas distintas da mesma empresa existem gastos não contabilizados, os quais muitas vezes são desnecessários.
Dois exemplos; o valor utilizado na aquisição de maquinário que não será usado ou aquele dinheiro investido em tecnologias não fundamentais podem muito bem servir em situações úteis, as quais realmente irão aumentar a lucratividade.
Ações que ajudam a mapear os gastos invisíveis
Boas estratégias organizacionais são imprescindíveis para identificar as despesas ocultas. Abaixo listamos práticas úteis, as quais auxiliam esse mapeamento. Confira!
- Priorize o alinhamento do trabalho entre todos os setores da empresa.
- Nada de ruídos; a comunicação entre os diferentes setores e níveis hierárquicos precisa ser correta.
- Os colaboradores devem estar motivados e com foco nos seus respectivos deveres.
- Treinamentos são importantes, mas sem exagero. Quando certas atividades são excessivas, os gastos costumam ser grandes e muitas vezes não são calculados.
- A liderança precisa ser agregadora e inspiradora. Um bom líder não é autoritário, mas alguém que está sempre apto a motivar a equipe.
- As reuniões precisam ser claras e producentes, de modo que os objetivos sejam perfeitamente assimilados pelos colaboradores.
- Investigue com o máximo de prudência as divergências financeiras da empresa. Na hora de fazer as contas, não ignore possíveis valores inesperados, mesmo que estes sejam pequenos.
Aí estão práticas simples e eficazes que vão te deixar ciente sobre todos os gastos na sua empresa. Não fique no escuro!