A estrutura física e a inovação tecnológica são elementos importantíssimos em uma empresa. Porém, é fundamental conferir atenção à gestão de pessoas, afinal, para o seu negócio disponibilizar produtos e serviços de qualidade e atingir os resultados planejados, é imprescindível valorizar o grupo de profissionais que trabalham em diferentes áreas.
O que é gestão de pessoas?
Gestão de pessoas são as metodologias, práticas e políticas as quais firmam o objetivo de tornar o capital humano das empresas mais forte. Essas práticas visam alinhar o perfil dos colaboradores aos objetivos de cada negócio.
Em outros termos: é investir na equipe. É a atenção dispensada às funções de cada colaborador dentro de um empreendimento. Quando a empresa investe em pessoas, a consequência é positiva: mais motivação e engajamento.
Qual o trabalho do gestor de pessoas?
Efetuar trabalho motivacional – Desenvolver estratégias para encorajar os colaboradores dentro das suas funções.
Estabelecimento de metas – O gestor precisa estar por dentro das metas de cada área e instituir objetivos que os colaboradores deverão cumprir.
Oferecer feedbacks – Além de comprovar a importância da tarefa realizada, o feedback é um meio de estabelecer laços positivos entre os profissionais e os gestores.
Mediação de conflitos – O trabalho de gestão de pessoas deve promover um bom ambiente organizacional. Além da motivação, a harmonia entre colaboradores é vital para o alcance dos objetivos.
O gestor de pessoas é o elo entre o colaborador e o dono da empresa – Por estar mais próximo de cada profissional, o gestor precisa ter aptidão para ouvir as críticas, recomendações e elogios para posteriormente repassar ao chefe de cada setor ou mesmo ao dono da empresa. Quando a comunicação interna é estabelecida com zelo, ética e harmonia, os resultados posteriores serão ótimos.
Os colaboradores são a alma e o coração da empresa. Portanto, o cuidado com a equipe de profissionais é uma das chaves para o sucesso do seu negócio.