O conceito ESG, que se refere às práticas positivas de empresas nos âmbitos ambientais, sociais, e de governança corporativa, assume enorme relevância em pequenas e médias empresas.
Hoje a preocupação com a imagem empresarial não deve ser norteada somente por grandes corporações. Portanto, devido à conjuntura de negócios, é providencial o gestor de pequenas e médias empresas levar seu olhar na busca de como implantar as diretrizes de ESG em seu negócio.
É urgente pensar que a cada ano a pauta sustentável é cada vez mais valorizada. Por isso, as pequenas e médias empresas assumem um papel relevante neste novo cenário e devem priorizare compreender seu papel neste contexto, pois mais vantagens no âmbito competitivo encontrarão pela frente, na busca de um horizonte de sucesso e bons resultados.
Formas de implementar o ESG na empresa
Evidentemente o gestor precisa tirar as ideias do papel e realizar ações para obter respostas positivas. Sendo assim, para colocar diretrizes de ESG em prática, recomenda-se, primeiramente uma pesquisa sobre o tema, para depois decidir o melhor caminho a se tomar, criando uma estrutura própria, com a formação de uma equipe ESG com representantes de diferentes áreas e apresentar metas e objetivos para cada um, ou contratar um consultor especializado que poderá orientar e adequar o projeto conforme o tamanho e área de atuação de sua empresa, criando um projeto eficaz e com melhores resultados, pela expertise já adquirida sobre o tema. Pode ser válido, investir em equipamentos que gerem energia sustentável e priorizar o consumo responsável de energia elétrica no dia a dia, mas antes de investir deve-se ter um projeto para tal.
Da mesma forma que acontece em grandes corporações, a gestão precisa zelar por regras de condutas éticas no meio corporativo, realizar treinamentos frequentes com colaboradores e, por meio de ações sistemáticas, coibir práticas inadequadas; como corrupção e assédio moral.
Já no aspecto social, as empresas devem estar atentas às condições de trabalho dos colaboradores, melhorar e promover a diversidade, optar por fornecedores locais, o que ajuda no desenvolvimento das empresas próximas ao seu negócio.
Sem dúvidas, investir nas diretrizes de ESG faz-se necessário a todas as empresas modernas e antenadas com o contexto atual de negócios.
Leia o nosso post e entenda mais sobre o impacto do ESG no seu negócio.