Categorias
Blog

Entenda sobre o mundo VUCA e os seus principais desafios

Você sabe o que é o mundo VUCA? Nunca ouviu falar sobre? Então, vamos entender! O termo VUCA foi criado nos anos 1990, em contexto de guerras, com as letras iniciais das palavras inglesas volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade).

No período dos conflitos bélicos, mundo VUCA referia-se às necessidades de adoção de novas metodologias e práticas por parte do exército, em situações novas e cada vez mais desafiadoras que surgiam.

Hoje, o conceito é utilizado no mundo dos negócios e do marketing para representar os tempos onde precisamos estar prontos para as mudanças que surgem sem aviso. Trata-se da implementação de posturas e ações criativas, frente aos desafios em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

No mundo VUCA não há mais fundamento em racionalizar de forma reta, previsível, conservadora ou mesmo perfeccionista. É preciso ser criativo e adequar-se às novidades.

O mundo VUCA em pormenores

Agora, conheça o significado desse mundo novo, pensando na palavra VUCA, letra por letra. Entenda também sobre as implicações dessa nova perspectiva no âmbito empresarial.

Volatilidade – São as rápidas mudanças e os seus respectivos impactos. Hoje, as empresas precisam estar alinhadas às evoluções tecnológicas intensas. O que era certo ontem, amanhã vai ser diferente. Um novo mindset é necessário!

Incerteza – O cenário de indefinições é oriundo das mudanças abruptas. Para apresentar soluções é imprescindível definir estratégias e buscar compreender as consequências futuras das decisões tomadas no presente.

Complexidade – Trata-se da dificuldade em entender as variáveis de uma empresa. Para vencer a complexidade é vital buscar caminhos inovadores em distintos setores de um negócio.

Ambiguidade – Surge com a ausência de clareza em relação ao presente e futuro, afinal, muitas vezes na empresa existem diferentes respostas para a mesma questão. Para driblar o empecilho, é preciso achar um caminho inteligente e dialogar com os clientes de maneira clara.

O mundo VUCA e a Covid-19

Nessa época do novo coronavírus, o termo “novo normal” é constantemente utilizado pelos veículos de comunicação. Não é à toa. Enfrentamos a maior pandemia dos últimos 100 anos e o longo isolamento social provocou mudanças inimagináveis no mundo dos negócios.

Sendo assim, enfrentar as mudanças do mundo VUCA – em meio à Covid-19 – é o grande desafio dessa geração. Quer saber? É possível compreender as novas necessidades e alavancar o seu negócio.

Como fazer? Gerenciar com responsabilidade, estabelecer propósitos com clareza, ousar, pensar fora da caixa.  Aí estão bons caminhos para a adaptação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *