Muitas pessoas não sabem, mas existem diferenças entre contabilidade e finanças e ambas as áreas desempenham objetivos e funções distintas. De todo modo, as duas estão conectadas e têm profunda importância para a gestão de negócios.
Em linhas gerais, contabilidade refere-se a área que cuida dos registros e realiza a interpretação e análise dos dados financeiros. Tais informações são cruciais para a tomada de decisões.
Por outro lado, finanças é a área em que o financeiro atua. Trata-se da ciência que exerce o gerenciamento de ativos financeiros.
O objetivo central da contabilidade é a classificação e o relato de transações financeiras. A partir do agrupamento desses dados, o gestor passa a ter plenas condições de desenvolver estratégias para o negócio de modo preciso e pontual. As finanças, a partir do gerenciamento do fluxo de dinheiro, dão o aval para decisões futuras.
O foco das finanças também está em tomar decisões estratégicas acerca de gestão de riscos e investimentos financeiros, enquanto a contabilidade relata os informativos financeiros do negócio, de modo que prevaleça a conformidade com as normas contábeis.
Em ambas as áreas, a utilização de ferramentas é crucial para a eficácia do gerenciamento financeiro.
De forma bem resumida, contabilidade registra o passado e as finanças apontam uma direção futura.
É incontestável pontuar que o avanço da Inteligência Artificial dos últimos anos aprimorou a eficiência e a precisão dos processos. Portanto; não tenha dúvidas: o alinhamento de contabilidade e finanças, a partir da priorização de um financeiro ativo, e a compreensão sobre o passo a passo dos avanços tecnológico, são caminhos fundamentais para o sucesso do seu negócio.