Criar um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o bem-estar de colaboradores em empresas de diferentes portes. Pressões desmedidas e o estresse no meio corporativo são condições que atrapalham o foco nas tarefas e podem provocar sérios problemas de saúde física e mental.
Não há dúvidas de que quando o bem-estar no trabalho é priorizado, a produtividade dos colaboradores aumenta de forma considerável e os bons resultados para empresa aparecem com sustentabilidade e mais rapidez.
Quer saber como estabelecer um ambiente harmônico na sua empresa e garantir as melhores condições para a equipe trabalhar com o máximo de empenho e satisfação?
Destacamos cinco aspectos que influenciam diretamente no bem-estar no trabalho. Confira:
1. Qualidade das cadeiras, mesas e demais mobiliários.
O uso de cadeiras e mesas inadequadas aumenta os casos de dores nas costas e problemas na coluna. Desse modo, é importante adquirir produtos ergonômicos que proporcionem conforto a cada colaborador. Apoio para os pés e suportes para mouse e notebooks também podem ajudar.
2. Iluminação adequada
As salas devem ser estruturadas para terem iluminação natural de qualidade durante o dia e boas lâmpadas no período noturno. A unidade de medida para iluminação é o “lux”, e de uma forma geral são necessários 750lux / m2, em um ambiente corporativo, mas devemos consultar um arquiteto ou engenheiro para definir a quantidade de “lux / m2” necessários para a iluminação de cada ambiente.
3. Ausência de barulho
Barulhos intermitentes são nocivos e comprometem a concentração durante a realização das tarefas empresariais. A exposição prolongada aos ruídos causa problemas auditivos a longo prazo e desenvolve irritabilidade e estresse no colaborador, o que prejudica a sua produtividade. É claro que eventuais conversas paralelas e o clima de bom humor são importantes, mas o exagero no barulho não é positivo. Portanto, avalie se o isolamento acústico do ambiente de trabalho está adequado, e mais uma vez, consultar um arquiteto ou engenheiro é o melhor caminho.
4. A promoção do bem-estar na rotina operacional
Estresse, medo e ansiedade são condições que minimizam a autoestima dos colaboradores. Logo, vale promover práticas de colaboração entre a equipe e desestimular competições internas ou qualquer conduta negativa que prejudique o trabalho.
5. Reconhecimento dos colaboradores
Os profissionais de todas as áreas precisam ter o trabalho reconhecido por gestores, líderes e colegas. O reconhecimento aumenta a autoconfiança e motivação de todos, o que favorece a produtividade.
Viu como é fácil promover o bem-estar no ambiente de trabalho?
Dedique uma hora de seu planejamento e avalie as condições de trabalho em sua empresa. Percorra as salas e ambientes de trabalho e avalie como estão as condições. Você pode se surpreender!