Não é novidade que a gestão empresarial deve acompanhar com atenção estreita o desenvolvimento das estratégias implementadas em cada negócio. Para isso, é necessário utilizar instrumentos os quais qualificam o gerenciamento em empresas. Para a finalidade, os indicadores de desempenho KPI’s são essenciais.
O que são KPI’s?
A sigla KPI é derivada da palavra inglesa Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance) e trata das ferramentas de gestão usadas para verificação de desempenho e definições de estratégias no âmbito empresarial.
Os “indicadores chave” em questão auxiliam na formulação de métricas, as quais expõem dados quantitativos a respeito das performances de colaboradores em diferentes áreas.
Principais categorias de KPI’s
Existem variados tipos de KPI’s, porém algumas são mais usadas na gestão empresarial. Destacamos cinco delas, confira:
Indicadores de venda – é bastante utilizado e funciona para estabelecer medidas do desempenho do setor de vendas de um negócio. Por meio do indicador, a equipe comercial da empresa consegue entender como as atividades cotidianas estão contribuindo para o cumprimento das metas determinadas.
Indicadores de capacidade – é a KPI usada para mensurar a habilidade da realização de um processo em determinado limite de tempo. Exemplo: quantos produtos podem ser embalados e enviados para o cliente, por intermédio do serviço de postagem, em uma semana?
Indicadores de produtividade – refere-se ao uso de recursos de uma empresa (colaboradores e máquina) em relação ao volume de demandas em certo período.
Indicadores de qualidade – estabelece proximidade com os indicadores de qualidade, pois são os indicadores que apontam erros que acontecem ao longo do processo produtivo.
Indicadores estratégicos – essa KPI refere-se ao planejamento estratégico de uma empresa. É imprescindível verificar se os objetivos traçados estão sendo alcançados.
Benefícios das KPI’s para as empresas
Listamos abaixo as principais vantagens do uso das KPI’s em cada negócio. Veja só!
- Aprimora a clareza na visualização de pontos fracos e fortes.
- Facilita a tomada de iniciativas, afinal, existe acompanhamento minucioso dos processos empresariais.
- Aumenta a eficiência da produtividade em todas as áreas.
- Melhora a organização da informação sobre todas as fases da produção.
As KPI’S são fundamentais para que todos os setores da sua empresa estejam alinhados no processo produtivo. Sendo assim, os indicadores são fundamentais para o sucesso do seu negócio.