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A importância da liderança no trabalho remoto

As transformações das relações de trabalho acontecem de variadas formas e apresentam distintas consequências ao longo dos tempos. Como nos últimos anos o trabalho remoto tornou-se imprescindível em muitas corporações pelo mundo, é fundamental entender como liderar a equipe de colaboradores nesse modelo de relação profissional.

Embora inicialmente pareça difícil vivenciar a cultura organizacional da empresa fora de um ambiente físico de trabalho, é viável estabelecer o elo com a equipe por intermédio da liderança focada em pessoas.

Um líder competente garante a eficácia da realização das atividades, o sentimento de pertencimento à empresa por parte de cada membro e a autonomia do colaborador na realização das tarefas de rotina.

Como liderar de modo inteligente no contexto remoto?

É evidente que cada empresa possui sua própria cultura organizacional, portanto, a condução de uma liderança assertiva no trabalho à distância, segue regras específicas para cada nicho. Por outro lado, existem medidas simples e úteis a todos os tipos os negócios.

Vale conhecê-los e aprimorar a gestão do trabalho remoto da sua empresa.

Primeiramente, cada líder precisa ser empático com o seu time e entender as dúvidas que são comuns neste novo ambiente de trabalho. É igualmente importante ser acessível e estar disponível para auxiliar a equipe em momentos de dificuldade. Para o alinhamento de ideias é uma sábia decisão marcar reuniões em horários oportunos, onde toda a equipe possa estar realmente disponível, sem compartilhar outras tarefas ao mesmo tempo.

Não se pode deixar de usar as ferramentas tecnológicas que hoje facilitam o trabalho remoto e são fundamentais para a agilização dos processos; tais como: Zoom, Teams e outras ferramentas. Por meios digitais, é dever do líder, estabelecer uma comunicação clara e sem ruídos com os colaboradores de cada setor da empresa.

É justo pontuar que o trabalho remoto é agregador, afinal, apresenta espaço para colaboradores mais tímidos compartilharem suas competências.

Por mais que tudo pareça novo e desafiador, devemos encarar a novidade de modo positivo e proativo e uma sugestão para suprir a ausência de encontros físicos, é marcar um “happy hour” periódico, em horário adequado com uma certa periodicidade. Esta ação descontrai, e aproxima.

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