Categorias
Blog

Qual a importância do tradicional em mundo de constantes mudanças?

Várias empresas são reverenciadas pela força da marca, pela longa trajetória de serviços e a constante exposição midiática. Mas será que o fator tradição ainda é tão relevante hoje em dia? Ainda que a tradição continue sendo valorizada no âmbito corporativo, é inegável que já não apresenta o mesmo impacto do passado, em virtude das constantes mudanças de um mundo informatizado e que cada vez mais exige soluções criativas de gestores e colaboradores.
Pense nas redes sociais que existiam há 10 anos e naquelas que estão todo momento em nossa aba do navegador hoje em dia. Reflita sobre a organização das tarefas e os modos de divulgação de serviços em um passado próximo e na quantidade de aplicativos de gestão de tarefas no presente. É fato. Hoje o legado não basta. É imprescindível saber como navegar com fluidez nesse universo de novidades e não cair na obsolescência.

É evidente que desde a invenção da roda, à criação da imprensa, passando pelo desenvolvimento do telégrafo até chegar à internet, houve mudanças constantes no modo de interação com o mundo e nas formas de lidar com questões do trabalho. Porém, nesses tempos de protagonismo tecnológico inédito, as mudanças ocorrem em ritmos mais frenéticos que nunca. E esse atual estado das coisas exige, sobretudo, atenção quanto à inovação dos quadros em uma empresa.

Como lidar com o conjunto de novidades desses tempos?

Primeiramente é útil realizar a mudança de mindset com finalidade de oferecer respostas eficazes aos desafios frequentes. Assim, a empresa precisa saber lidar com as ferramentas tecnológicas e descobrir quais delas são a “bola da vez” do momento. Com treinamentos constantes dos colaboradores nos novos processos, a empresa conduzirá as atividades com mais eficiência, o que favorece os resultados.
Do mesmo modo, também é útil valorizar as soft skills, as chamadas habilidades comportamentais, como empatia, capacidade de trabalho em grupo, liderança, autoconfiança, pensamento estratégico, etc.
Conclusão, em fases de transformações ininterruptas no trabalho, adequar-se às novidades é muito mais valioso que se sustentar nas tradições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *