Categorias
Blog

Recomendações sobre gestão financeira para profissionais de saúde

Muitos profissionais de saúde, como dentistas, fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, entre outros, optam por trabalhar na própria clínica. Se por diferentes razões, o trabalho como autônomo oferece mais atrativos, muitas vezes a gestão financeira é negligenciada, o que pode trazer sérios problemas posteriormente. Mas afinal, como trabalhar a gestão financeira para profissionais de saúde? É sobre que isso que iremos tratar aqui.

Cada profissional adquire expertise para atuar em determinado ramo. Sendo assim, é compreensível que na faculdade e em cursos de especialização, os profissionais de saúde assumam compromisso integral em aprender sobre as suas áreas. No entanto, o olhar sobre a gestão financeira não pode ser obtuso, pois, essa atenção favorece bons faturamentos e até impede o surgimento de dívidas.

Vocês cuidam da saúde de todos nós, mas como está a sua saúde financeira?

Fique com essas recomendações e veja que não é difícil cuidar do gerenciamento do seu negócio.

5 dicas especiais de gestão financeira para profissionais de saúde

1 – Concentre-se nos custos estratégicos
Gaste com o que contribua para gerar lucro em pequeno, médio ou longo prazo. Exemplo: vale questionar; as novas aquisições vão trazer bons resultados em etapas seguintes?

2 – Separe finanças pessoais das finanças dos negócios
Seja organizado. Defina um valor para gastar com o seu negócio e outro montante para a sua conta pessoal.

3 – Saiba quem são os seus concorrentes
O conhecimento sobre a concorrência é imprescindível na gestão financeira para profissionais de saúde. Dessa forma, pesquise sobre quanto esses especialistas cobram pelo serviço, como organizam os seus consultórios, quais os planos de saúde usam, etc.

4 – Anote todos os gastos e receitas
É importante realizar um planejamento financeiro responsável e registrar todas as despesas e receitas em uma planilha. Com base nos números, será possível comparar os resultados de cada mês e agir de forma certeira se existir problemas.

5 – Faça projeções com base na realidade
Vislumbre o futuro com ambição, mas seja sempre realista. Uma projeção prudente solicita elaboração de estratégias, definição de prazos e metas.

E aí, já consegue pensar no futuro do seu negócio? Siga essas dicas e você irá construir um caminho de sucesso no seu ramo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *