A contratação é uma etapa de suma importância para empresa de distintos portes, afinal, quando existe acerto na admissão, torna-se muito mais fácil atingir bons resultados em diferentes prazos. O processo onboarding trata da integração e adaptação de novos quadros na empresa.
O termo “onboarding” em português significa embarcar. Conclusão, o colaborador recém contratado está embarcando em nova experiência dentro da empresa. Por isso, é preciso que a sua adaptação seja estruturada com responsabilidade, para que ele desenvolva as funções com segurança e assertividade.
De maneira objetiva, o onboarding agrega o novo colaborador às praticas operacionais e à cultura operacional, com a finalidade de assegurar a adaptação plena e a retenção do profissional.
O processo engloba diferentes etapas (supervisão, treinamento e orientação) e áreas da empresa e é igualmente importante para o trabalho híbrido, esse formato que mescla rotinas presenciais e remotas e solicita atenções específicas da gestão empresarial.
Mas quais os principais benefícios do onboarding para a empresa?
Primeiramente, o onbording é imprescindível para o crescimento da empresa, pois, os colaboradores estão mais motivados e engajados à cultura empresarial. Desse modo, tornam-se alinhados ao conjunto de metas e envolvidos nas rotinas diárias.
Outro ponto importante: o processo onbording ajuda na minimização dos índices de turnover. Ou seja, tem-se como consequência positiva a diminuição da rotatividade de colaboradores na empresa. Os vínculos profissionais tornam-se mais sólidos e a consequência é o aumento da sensação de pertencimento à corporação.
Além disso, com a aplicação das técnicas de onbording, os novos contratados são expostos às práticas adotadas nos processos do dia a dia. Logo, torna-se possível fazer com que os novatos na empresa estejam aptos a lidar com as tarefas em andamento, fator relevante para a prevenção de erros operacionais e a manutenção do padrão dos serviços até então empregados.