Já estamos no meio do ano! É hora de verificarmos os resultados obtidos até aqui e analisarmos se as metas estão sendo cumpridas ou adequadas aos desafios do momento. A partir das revisões, é possível avaliar os caminhos percorridos e saber o que é preciso manter e modificar para que o conjunto de objetivos sejam cumpridos até o final do ano e a empresa cresça de forma sustentável.
É imprescindível ter atenção à construção dos resultados ao longo dos seis primeiros meses do ano e verificar as metas. Para isso, é pertinente questionar: será que as metas previstas de janeiro a junho foram cumpridas? Os resultados atingidos mediante a adoção de estratégias foram satisfatórios ou há nós que devem ser desatados. Quais são esses nós?
O gestor precisa garantir que as metas apresentadas aos colaboradores estejam alinhadas às imprevisibilidades esporádicas e que certos processos sejam modificados conforme cada necessidade. Ainda que não seja exatamente necessário mudar todo o plano de metas do início do ano, a gestão empresarial deve compreender quais peças devem ser alteradas em prol dos resultados. Em outros termos, a empresa precisa entender que o planejamento estratégico pode passar por alterações específicas.
Assim, quando as metas são revistas com atenção e clareza, as chances de conquistar ótimos resultados aumentam de forma considerável, afinal, os problemas são corrigidos com antecedência e novas estratégias adotadas. É igualmente importante estabelecer boa comunicação com os colaboradores, para que todos estejam alinhados no mesmo objetivo. Ou seja, não é benéfico deixar espaço para dúvidas.
Por mais que diferentes desafios surjam nos doze meses do ano, é viável superar as adversidades a partir da elaboração de estratégias adequadas e do olhar clínico e frequente aos resultados e metas.
Agora mesmo em junho, aproveite e veja o que deu certo e o que pode ser melhorado na sua empresa daqui para frente!