Nos últimos anos, os critérios ESG são um componente cada vez mais importante no contexto empresarial. Mas o que significa a sigla ESG e quais as suas principais implicações?
ESG significa Environmental, Social, Corporate Governance e se refere aos princípios sociais, ambientais e de governança corporativa. Surgida em 2004 em elaboração do Pacto Global, braço da ONU, a ESG hoje em dia está diretamente associada à ideia de responsabilidade ambiental e também é importante para a credibilidade e reputação de empresas de diferentes portes.
ESG e o relatório de informação não financeira
Além do conjunto de informações financeiras que englobam conceitos como custo, balanço e resultados líquidos, hoje é necessário priorizar os indicadores não financeiros. Essas informações não financeiras referem-se ao ESG, o conjunto de dados que dizem respeito à responsabilidade socioambiental e de gestão.
Por lei, a reunião dessas informações já é obrigatória para empresas com mais de 500 colaboradores. Por isso, já existem softwares especializados capazes de facilitar a complexa tarefa de coleta, gestão e reporte de todos os dados.
Quer entender quais são as principais informações as quais precisam constar no relatório de informações-financeiras? Vamos lá:
Informações Sociais: igualdade de gênero, não discriminação, salários justos, proteção de dados, planos de previdência para os colaboradores, participação dos colabores na gestão empresarial, programas de treinamento e desenvolvimento de talentos no meio corporativo, políticas de incentivo à inclusão.
Informações Ambientais: práticas úteis para conservação do meio ambiente. Uso de energias renováveis, gestão da água, cuidados com resíduos, segurança ambiental, entre outros.
Governança: condutas corporativas na administração da empresa. Informações relacionadas com o modelo de gestão, procedimentos éticos, medidas preventivas contra violação de direitos humanos e transparência.
Os critérios expõe o compromisso de cada empresa com as práticas sustentáveis. Portanto, o investimento em ESG garante mais solidez à reputação empresarial para investidores e clientes.
Viu como como é importante dar atenção ao ESG e reunir as informações-não financeiras da sua empresa?