Categorias
Blog

Dicas para vencer os desafios do trabalho híbrido

O crescimento dos trabalhos híbridos e remotos impulsiona novos desafios no campo do gerenciamento empresarial. Hoje, com a rotina de trabalho em casa, a gestão de negócios deve conferir importância às inéditas condições operacionais e até mesmo psicológicas de cada colaborador e, assim, estimular a equipe de forma positiva, com a visão de ajudá-los a superar os novos desafios impostos pelo teletrabalho.
É imprescindível oferecer segurança aos colaboradores de diferentes setores na retomada do trabalho. Do mesmo modo, a mudança de mindset deve ser a tônica para o desenvolvimento de posturas produtivas na realização das atividades.
Adequar o trabalho híbrido – casa e escritório – a uma rotina de produtividade é possível com o estabelecimento de certas medidas. Destacamos abaixo algumas delas, veja só:

Ter paciência para as mudanças

É fundamental que seja estabelecido um diálogo franco, sincero e harmônico entre os gestores e os colaboradores, e todas as forças e fraquezas precisam pontuadas. Para que o elo seja estabelecido com sucesso entre as partes, é necessário entender que as mudanças não surgem de forma abrupta, mas transcorrem após a clareza e efetividade das trocas de informações.

Capacitar a equipe

O gerenciamento empresarial precisa oferecer capacitação para os colaboradores que estão inseridos no trabalho híbrido. Não é correto exercer pressões e cobranças desmedidas em situações novas, mas apresentar técnicas e dispor condições adequadas para que as funções sejam cumpridas com primor.

Liderar com eficiência

O líder deve conquistar a confiança da equipe e demonstrar integridade, franqueza e honestidade nas conduções.

Realizar reuniões esclarecedoras

Quando se junta a equipe para diálogos francos (presenciais ou em lives),torna-se muito mais fácil esclarecer dúvidas, debater desafios e esclarecer pontos providenciais. Em situações novas, como é o caso do trabalho híbrido, essa troca é ainda mais relevante.
Reúna a sua equipe. Ajuste posições em debates transparentes e construtivos. Encoraje cada pessoa. Os caminhos do sucesso passam pela mudança de paradigmas e adequação às novidades!

Categorias
Blog

A Importância dos indicadores de desempenho KPI’s para as empresas

Não é novidade que a gestão empresarial deve acompanhar com atenção estreita o desenvolvimento das estratégias implementadas em cada negócio. Para isso, é necessário utilizar instrumentos os quais qualificam o gerenciamento em empresas. Para a finalidade, os indicadores de desempenho KPI’s são essenciais.

O que são KPI’s?

A sigla KPI é derivada da palavra inglesa Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance) e trata das ferramentas de gestão usadas para verificação de desempenho e definições de estratégias no âmbito empresarial.
Os “indicadores chave” em questão auxiliam na formulação de métricas, as quais expõem dados quantitativos a respeito das performances de colaboradores em diferentes áreas.

Principais categorias de KPI’s

Existem variados tipos de KPI’s, porém algumas são mais usadas na gestão empresarial. Destacamos cinco delas, confira:

Indicadores de venda – é bastante utilizado e funciona para estabelecer medidas do desempenho do setor de vendas de um negócio. Por meio do indicador, a equipe comercial da empresa consegue entender como as atividades cotidianas estão contribuindo para o cumprimento das metas determinadas.

Indicadores de capacidade – é a KPI usada para mensurar a habilidade da realização de um processo em determinado limite de tempo. Exemplo: quantos produtos podem ser embalados e enviados para o cliente, por intermédio do serviço de postagem, em uma semana?

Indicadores de produtividade – refere-se ao uso de recursos de uma empresa (colaboradores e máquina) em relação ao volume de demandas em certo período.

Indicadores de qualidade – estabelece proximidade com os indicadores de qualidade, pois são os indicadores que apontam erros que acontecem ao longo do processo produtivo.

Indicadores estratégicos – essa KPI refere-se ao planejamento estratégico de uma empresa. É imprescindível verificar se os objetivos traçados estão sendo alcançados.

Benefícios das KPI’s para as empresas

Listamos abaixo as principais vantagens do uso das KPI’s em cada negócio. Veja só!

  • Aprimora a clareza na visualização de pontos fracos e fortes.
  • Facilita a tomada de iniciativas, afinal, existe acompanhamento minucioso dos processos empresariais.
  • Aumenta a eficiência da produtividade em todas as áreas.
  • Melhora a organização da informação sobre todas as fases da produção.

As KPI’S são fundamentais para que todos os setores da sua empresa estejam alinhados no processo produtivo. Sendo assim, os indicadores são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Categorias
Blog

Fechamento do Trimestre: Análise dos Resultados, Orçamento e Ajustes

É de suma importância, em empresas de todos os portes, conhecer os resultados trimestrais e também fazer a gestão orçamentária.

Quando o dono da empresa apresenta olhar cirúrgico sobre o orçamento e observa os resultados dos três primeiros meses, entende com muito mais clareza sobre a saúde financeira do seu negócio e, assim, tem condições de traçar estratégias a curto prazo para determinados direcionamentos no futuro.

De todo modo, saiba que pouco adianta ter um plano orçamentário robusto e depois abandoná-lo na mesa. Planejamento e orçamento são instrumentos relevantes e que precisam estar vivos e ativos na rotina da sua empresa. Ou seja, a gestão orçamentária deve acontecer o tempo todo.

Entenda abaixo com mais clareza sobre a importância da gestão orçamentária e do acompanhamento dos resultados trimestrais.

Por que acompanhar o orçamento da empresa?

Quando se efetua o orçamento da empresa, os principais benefícios são:

  • Maior assertividade na tomada de decisões futuras.
  • Os responsáveis pelo gerenciamento empresarial estabelecem uma visão global do negócio.
  • Melhoria na gestão.
  • Minimização de erros.
  • Aprimoramento na análise de desempenhos.
    Viu como é uma boa garantir atenção estreita ao orçamento do seu negócio durante os três primeiros meses? Entenda agora porque é uma sábia decisão verificar de perto os resultados.

Benefícios do acompanhamento dos resultados na empresa.

  • O gestor consegue entender o grau de eficiência da empresa.
  • Com a análise dos resultados trimestrais é possível enxergar os principais pontos fortes da empresa.
  • Ao fazer o acompanhamento e mensuração dos resultados é viável concluir sobre as estratégias que podem ser descartadas por não funcionarem adequadamente.
  • Evita a perda de dinheiro.
  • Melhora a competitividade da empresa no mercado.
    Guarde uma certeza, ao priorizar o acompanhamento do orçamento e dos resultados trimestrais, vai ser muito mais fácil colocar a empresa nos trilhos do sucesso nos meses seguintes.