Categorias
Blog

Dicas de organização para a Declaração do Imposto de Renda

Quando o ano começa pensamos no conjunto de metas e obrigações em diferentes áreas. Uma delas, é a Declaração do Imposto de Renda. Prestar as contas com o leão é obrigatório para quem ganha a partir de R$ 1.877,77 por mês, portanto, é fundamental organizar a sua rotina para não entrar na malha fina e ter que pagar multas.
A cada ano que passa, a Receita Federal amplia as suas capacidades de cruzar dados importantes do contribuinte. Ou seja, é fundamental garantir cuidados para evitar erros os quais podem trazer dores de cabeça desnecessárias no futuro.
Confira recomendações sobre como realizar a Declaração do Imposto de Renda sem problemas:

1-Tire suas dúvidas com antecedência

A maioria das pessoas sentem dúvidas na hora da Declaração do Imposto de Renda. Portanto, se você se sentir sem um norte, calma. Para esclarecer as questões é uma sábia decisão pesquisar na internet o quanto antes. Também é uma ótima ideia solicitar a orientação de um contador experiente.

2-Reúna os documentos mais importantes

Para você não se perder entre as exigências de documentação, busque primeiramente ter em mãos aqueles documentos que exercem impacto mais contundente na apuração do imposto devido. Exemplo: Despesas dedutíveis e informes de rendimentos.

3-Revise a declaração com a do ano interior

Use a declaração do ano interior como referência para fazer a deste ano. Faça a revisão dos dados com atenção.

4-Documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda

  • Reúna os documentos abaixo:
  • Documentos pessoais: RG, CPF, Dados Bancários e Comprovante de Residência).
  • Recibos de aluguéis pagos e recebidos.
  • Informe de Rendimentos.
  • Informe de rendimentos financeiros e de aplicações ou extrato de aplicações.
  • CPF dos dependentes.
  • Documentações de imóveis e veículos.
  • Documentação do plano de saúde
  • Extrato de previdência privada.
  • Comprovantes de despesas médicas.
  • Recibos de doações.
  • Recibos com recebimento ou pagamento de aluguel.
  • Apresentar extrato do carnê-leão se for autônomo.
  • Se for sócio de empresa, apresentar o Contrato Social.

5-Atenção ao Prazo!

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Não se esqueça, ok?
Pronto! Junte os documentos com calma e busque orientação quando for preciso. Assim, você vai realizar a Declaração do Imposto de Renda tranquilamente!

Categorias
Blog

Entenda porque é importante manter a organização do trabalho

É fundamental estabelecer uma rotina organizada no seu trabalho. Para garantir a eficaz realização das tarefas e consequente lucratividade em seu nicho, é preciso garantir a organização em todos os processos.

Além de promover ganhos de forma mais rápida, em maior volume e menor tempo, o trabalho coeso faz com que os colaboradores cumpram suas funções com mais satisfação e ânimo. Em outras palavras: em empresas bem estruturadas, os profissionais de diferentes setores irão trabalhar com maior bem-estar.

Portanto, a organização do trabalho proporciona melhora na qualidade de vida do quadro de funcionários e até evita o estresse no dia a dia. Quer estabelecer uma cultura organizacional na sua empresa com sucesso? Dá uma olha nessas dicas.

4 recomendações para garantir a organização do trabalho e tarefas

Veja com abaixo como implementar, no dia a dia de sua empresa, boas condutas para organizar o trabalho em diferentes setores:

1. Não procrastinar

É um erro deixar para depois atividades que podem ser realizadas logo. A procrastinação é um dos fatores que mais provocam o acúmulo de atividades, o que desencadeia estresse e, em muitas ocasiões, problemas na resolução. A dica é objetiva: faça as atividades com calma, aos poucos e as realize no tempo determinado.

2. Monitorar o desempenho

Estabelecer o controle dos trabalhos diários é necessário para que a procrastinação e outros problemas que comprometam a produtividade no dia sejam evitados. Por isso, é recomendado que o líder utilize checklists, tabelas e outras ferramentas para acompanhar o andamento das tarefas.

3. Definir prioridades e saber o tempo das tarefas

Anotar o que deve ser resolvido primeiro e definir o tempo que concluirá a atividade é extremamente útil. Em qualquer nicho existem funções que merecem atenção redobrada, certo? Foco prioritário nelas.

4. Arrumar o ambiente de trabalho

Não deixe de organizar a(s) sala(s) de maneira clean e funcional. Coloque mesas e cadeiras em distâncias adequadas, garanta espaços para porta-canetas, papéis e documentos. Do mesmo modo, reserve espaço para bebedor e copos de água. E não menos importante; decore o ambiente com criatividade.

Guarde uma certeza: ao priorizar a organização do seu trabalho e tarefas, os resultados vão aparecer de forma rápida e sustentável!