Categorias
Blog

A importância do mapa mental na concretização das metas

Popularizado nos anos 1970 graças ao matemático e filósofo Tony Muzan, o mapa mental é um recurso visual cujo objetivo é despertar a criatividade e auxiliar profissionais na organização do trabalho, elaboração de metas, etc.

Trata-se de uma ferramenta de gestão de informações, elaborada para gerar resumos com desenhos em diferentes cores, símbolos, gráficos e frases de efeito em uma folha em branco. Por esse método fica mais fácil associar informações e organizar o fluxo de trabalho da empresa.

Para você ter certeza de que é uma ótima ideia desenvolver o mapa no seu negócio, destacamos oito importantes benefícios.

Oito razões para fazer o mapa mental na empresa

  1. Por intermédio da ferramenta é viável entender com mais propriedade os problemas de cada área da empresa e, consequentemente, oferecer soluções rápidas e práticas.
  2. É possível organizar as atividades cotidianas com maior zelo e exatidão, especificar com clareza as tarefas que precisam ser entregues em determinado dia e horário, elaborar dados sobre palestras, relatórios, etc.
  3. É útil para realizar brainstormings junto aos colaboradores e, assim, chegar a resoluções criativas e funcionais.
  4. O mapa mental serve para fazer o mapeamento do mercado, da competitividade do seu nicho e também para a análise de tendências.
  5. Viabiliza a avaliação do desempenho dos colaboradores em distintas áreas da empresa. Por meio de um olhar minucioso, torna-se mais fácil alinhar os trabalhos de modo certeiro.
  6. Otimiza a comunicação entre os setores da sua empresa.
  7. Por tornarem possível maior harmonia entre os colaboradores e aprimorarem a estrutura organizacional como um todo, os mapas mentais são excelentes ferramentas para a viabilização de projetos corporativos de variados tamanhos e importâncias.
  8. Por fim, é justo ressaltar que o mapa mental contribui com o aumento da produtividade na sua empresa.

Viu como vale a pena colocar em prática o uso da ferramenta?

Categorias
Blog

Praticas do cotidiano que ajudam a mapear os custos invisíveis

Os custos invisíveis afetam negativamente o fluxo de caixa de inúmeras empresas. Igualmente conhecidos como “gastos invisíveis”, eles estão presentes em basicamente todos os tipos de negócios.

Para uma empresa não deixar de lucrar e não ter o fluxo de caixa impactado negativamente é fundamental contabilizar todas as despesas, ou seja, impedir a existência desses custos ocultos.

Por que os custos invisíveis merecem tanta atenção?

Em diferentes seguimentos empresariais e em áreas distintas da mesma empresa existem gastos não contabilizados, os quais muitas vezes são desnecessários.

Dois exemplos; o valor utilizado na aquisição de maquinário que não será usado ou aquele dinheiro investido em tecnologias não fundamentais podem muito bem servir em situações úteis, as quais realmente irão aumentar a lucratividade.

Ações que ajudam a mapear os gastos invisíveis

Boas estratégias organizacionais são imprescindíveis para identificar as despesas ocultas. Abaixo listamos práticas úteis, as quais auxiliam esse mapeamento. Confira!

  • Priorize o alinhamento do trabalho entre todos os setores da empresa.
  • Nada de ruídos; a comunicação entre os diferentes setores e níveis hierárquicos precisa ser correta.
  • Os colaboradores devem estar motivados e com foco nos seus respectivos deveres.
  • Treinamentos são importantes, mas sem exagero. Quando certas atividades são excessivas, os gastos costumam ser grandes e muitas vezes não são calculados.
  • A liderança precisa ser agregadora e inspiradora. Um bom líder não é autoritário, mas alguém que está sempre apto a motivar a equipe.
  • As reuniões precisam ser claras e producentes, de modo que os objetivos sejam perfeitamente assimilados pelos colaboradores.
  • Investigue com o máximo de prudência as divergências financeiras da empresa. Na hora de fazer as contas, não ignore possíveis valores inesperados, mesmo que estes sejam pequenos.

Aí estão práticas simples e eficazes que vão te deixar ciente sobre todos os gastos na sua empresa. Não fique no escuro!