Categorias
Blog

Síndrome de Burnout: quais os sintomas e como evitar o esgotamento profissional?

A síndrome de Burnout, que também é chamada de síndrome do esgotamento profissional, trata-se de um sério distúrbio emocional que provoca estresse, exaustão severa e esgotamento físico. Tais sintomas surgem em decorrência do contínuo desgaste físico e mental em trabalhos competitivos os quais solicitam muita responsabilidade.

Há pouco tempo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a síndrome de Burnout como doença crônica. Dito isso, vale ter atenção ao quadro sintomático e buscar soluções certeiras para tratar o problema, ainda mais nesses tempos de isolamento social em razão da Covid-19, quando os trabalhos estão sendo realizados em casa e os problemas de saúde mental estão mais frequentes em todo o mundo.

Sim, hoje as pessoas estão mais preocupadas, ansiosas e, de certa forma, desnorteadas por causa de uma ocorrência de saúde inédita nessa geração. Sem dúvidas, as consequências da Covid-19 agravam problemas de esgotamento.

Principais sintomas da Síndrome de Burnout

 

Aí estão os sintomas mais frequentes em quem sofre da síndrome. Caso você observe alguns desses, não deixe de consultar o médico:

  • Fadiga
  • Sentimento de insegurança e angustia frequentes
  • Sensação de derrota
  • Insônia
  • Pressão alta
  • Cansaço físico e mental

 

Dicas para evitar a Síndrome de Burnout

Listamos algumas práticas simples que irão afastar o esgotamento profissional da sua vida. Veja só.

  • Não ignore os sinais da mente e do corpo de que algo pode estar errado. É normal ficar cansado depois de um dia de trabalho, mas quando existe o acúmulo de sintomas mencionados acima ao longo de vários dias, os indícios de problemas mais sérios já estão presentes.
  • Não leve os trabalhos para casa. Reserve momentos do seu dia para o descanso e atividades de lazer. Assista a filmes e séries, saia com os amigos para conversar sobre assuntos leves.
  • Pratique atividades físicas com regularidade.
  • Procure dormir ao menos 7 horas por noite. Há pequenas práticas que ajudam na manutenção do sono saudável. Três dicas: não tomar bebidas com cafeína pela noite, não ingerir alimentos pesados no jantar e ter hábitos relaxantes nas horas que antecedem o sono.
  • Mantenha-se afastado de pessoas negativas e que reclamam com frequência do trabalho.

E aí, gostou das recomendações? Fique atento aos sintomas da síndrome de Burnout e inclua hábitos saudáveis na sua vida, certo?

Categorias
Blog

Planejamento empresarial: coloque o seu negócio nos trilhos do sucesso

O planejamento empresarial é um importantíssimo instrumento de gestão para o seu negócio se estabelecer no mercado com sucesso. Por intermédio dele, é viável definir metas e objetivos os quais são fundamentais para o crescimento sustentável da sua empresa.
Pode-se dizer que o planejamento serve para projetar um futuro em que se deseja chegar. E é justamente por essa razão, que o processo precisa ser levado a sério e executado em todos os ramos da empresa.
Quer colocar a sua empresa no caminho certo? Destacamos três dicas eficazes. Veja só.

3 passos para elaborar um planejamento empresarial eficaz

1. Faça a Análise SWOT do seu negócio

Análise SWOT é uma ferramenta que viabiliza uma visão profunda sobre as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio. Ao obter noções amplas acerca desses quatro pontos, torna-se mais fácil traçar ações estratégicas certeiras. Vamos entender melhor sobre cada um deles:
Forças – o entendimento sobre o que tem de melhor na empresa, ou seja, principais qualidades.
Fraquezas – principais deficiências e fragilidades do seu negócio. Quais projetos precisam ser aprimorados.
Ameaças – problemas externos os quais surgem eventualmente: concorrentes fortes, novas leis, aumento de preço de distribuidores, etc.
Oportunidades – Pontuar quais chances externas seriam favoráveis ao seu negócio. O que o mercado quer?

2. Confira atenção ao seu público-alvo

É fundamental estabelecer boa comunicação com o seu público-alvo para engajar novos consumidores. Compreendendo o comportamento e os hábitos de compra do público, é possível apresentar variadas linhas de contato – baseando-se na diferença entre cada grupo de pessoas – e, assim, planejar estratégias pontuais.

3. Monitore os resultados com atenção e regularidade

Observe de maneira minuciosa os resultados do planejamento empresarial. Há alguns indicadores-chave de desempenho (chamados de KPIs) que podem ser utilizados no acompanhamento; como o índice de lucratividade, o nível de satisfação dos clientes (NPS) e o retorno sobre investimento (ROI).
Fique certo de que ao montar um planejamento empresarial eficiente, será muito mais fácil driblar os obstáculos pela frente e alcançar os objetivos.