Categorias
Blog

Entenda sobre o mundo VUCA e os seus principais desafios

Você sabe o que é o mundo VUCA? Nunca ouviu falar sobre? Então, vamos entender! O termo VUCA foi criado nos anos 1990, em contexto de guerras, com as letras iniciais das palavras inglesas volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade).

No período dos conflitos bélicos, mundo VUCA referia-se às necessidades de adoção de novas metodologias e práticas por parte do exército, em situações novas e cada vez mais desafiadoras que surgiam.

Hoje, o conceito é utilizado no mundo dos negócios e do marketing para representar os tempos onde precisamos estar prontos para as mudanças que surgem sem aviso. Trata-se da implementação de posturas e ações criativas, frente aos desafios em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

No mundo VUCA não há mais fundamento em racionalizar de forma reta, previsível, conservadora ou mesmo perfeccionista. É preciso ser criativo e adequar-se às novidades.

O mundo VUCA em pormenores

Agora, conheça o significado desse mundo novo, pensando na palavra VUCA, letra por letra. Entenda também sobre as implicações dessa nova perspectiva no âmbito empresarial.

Volatilidade – São as rápidas mudanças e os seus respectivos impactos. Hoje, as empresas precisam estar alinhadas às evoluções tecnológicas intensas. O que era certo ontem, amanhã vai ser diferente. Um novo mindset é necessário!

Incerteza – O cenário de indefinições é oriundo das mudanças abruptas. Para apresentar soluções é imprescindível definir estratégias e buscar compreender as consequências futuras das decisões tomadas no presente.

Complexidade – Trata-se da dificuldade em entender as variáveis de uma empresa. Para vencer a complexidade é vital buscar caminhos inovadores em distintos setores de um negócio.

Ambiguidade – Surge com a ausência de clareza em relação ao presente e futuro, afinal, muitas vezes na empresa existem diferentes respostas para a mesma questão. Para driblar o empecilho, é preciso achar um caminho inteligente e dialogar com os clientes de maneira clara.

O mundo VUCA e a Covid-19

Nessa época do novo coronavírus, o termo “novo normal” é constantemente utilizado pelos veículos de comunicação. Não é à toa. Enfrentamos a maior pandemia dos últimos 100 anos e o longo isolamento social provocou mudanças inimagináveis no mundo dos negócios.

Sendo assim, enfrentar as mudanças do mundo VUCA – em meio à Covid-19 – é o grande desafio dessa geração. Quer saber? É possível compreender as novas necessidades e alavancar o seu negócio.

Como fazer? Gerenciar com responsabilidade, estabelecer propósitos com clareza, ousar, pensar fora da caixa.  Aí estão bons caminhos para a adaptação!

Categorias
Blog

Gestão de Pessoas: entenda por que é importante valorizá-la na empresa

A estrutura física e a inovação tecnológica são elementos importantíssimos em uma empresa. Porém, é fundamental conferir atenção à gestão de pessoas, afinal, para o seu negócio disponibilizar produtos e serviços de qualidade e atingir os resultados planejados, é imprescindível valorizar o grupo de profissionais que trabalham em diferentes áreas.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas são as metodologias, práticas e políticas as quais firmam o objetivo de tornar o capital humano das empresas mais forte. Essas práticas visam alinhar o perfil dos colaboradores aos objetivos de cada negócio.

Em outros termos: é investir na equipe. É a atenção dispensada às funções de cada colaborador dentro de um empreendimento. Quando a empresa investe em pessoas, a consequência é positiva: mais motivação e engajamento.

Qual o trabalho do gestor de pessoas?

Efetuar trabalho motivacional – Desenvolver estratégias para encorajar os colaboradores dentro das suas funções.

Estabelecimento de metas – O gestor precisa estar por dentro das metas de cada área e instituir objetivos que os colaboradores deverão cumprir.

Oferecer feedbacks – Além de comprovar a importância da tarefa realizada, o feedback é um meio de estabelecer laços positivos entre os profissionais e os gestores.

Mediação de conflitos – O trabalho de gestão de pessoas deve promover um bom ambiente organizacional. Além da motivação, a harmonia entre colaboradores é vital para o alcance dos objetivos.

O gestor de pessoas é o elo entre o colaborador e o dono da empresa – Por estar mais próximo de cada profissional, o gestor precisa ter aptidão para ouvir as críticas, recomendações e elogios para posteriormente repassar ao chefe de cada setor ou mesmo ao dono da empresa. Quando a comunicação interna é estabelecida com zelo, ética e harmonia, os resultados posteriores serão ótimos.

Os colaboradores são a alma e o coração da empresa. Portanto, o cuidado com a equipe de profissionais é uma das chaves para o sucesso do seu negócio.

Categorias
Blog

Home Office: como manter a cultura empresarial

O trabalho à distância é realidade em diversos seguimentos empresariais. Aliás, para a maioria dos trabalhadores, sejam estes com vínculos empregatícios ou freelances, o trabalho realizado em casa, na charmosa cafeteria da esquina ou na sala de coworking é muito mais proveitoso. De todo modo, há uma pergunta pertinente: como manter a cultura empresarial com o home office?

Ainda que o home office não seja uma novidade nos dias de hoje, garantir a boa fluência dos processos de uma empresa é um desafio.  É útil manter os colaboradores conscientes sobre a cultura organizacional da corporação, focados e estimulados em cumprir com suas funções com primor.

É preciso naturalizar a ideia de que o trabalho remoto também é colaborativo. Mesmo sem uma sala, é viável promover reuniões bem sucedidas no ambiente virtual.

Como criar essa cultura? Aí estão boas dicas para manter a cultura empresarial com o home office.

1-Definir metas e análises dos resultados

Pessoas têm ritmos diferentes para trabalhar em casa. Para prevenir falhas na execução de tarefas e atrasos, a empresa precisa criar indicadores para definir desempenhos e deixar as metas de produtividade bem evidentes para cada um.

2-Realizar boa prática de feedback

Mesmo sem a troca física, é providencial estabelecer a cultura de feedback no home office. Por meio de videoconferências, e-mails ou de outra forma, a empresa deve estabelecer um elo comunicativo estreito com cada colaborador para pontuar alterações em determinados projetos, fazer críticas construtivas e elogios, claro.

3- Reconhecer o empenho de cada colaborador

Por falar em elogios, não tenha dúvidas: vale insistir neles e em outros modos de lembrar sobre o quão cada um é útil para a corporação.  A valorização do trabalho é vital para manter a cultura empresarial com o home office.

4- Fornecer boa estrutura

A empresa precisa oferecer sistema de acesso remoto de qualidade, boas ferramentas de videoconferência e disponibilizar aplicativo de mensagem e celular corporativo aos funcionários.

Quer aprimorar a gestão de sua empresa? A Rumo Gestão de Negócios conta com profissionais gabaritados e amplo expertise para o trabalho em diferentes nichos.